A suposta bomba que estava dentro de uma carreta que passou cinco horas atravessada no km 44 do Rodoanel, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, era de mentira, informou a Polícia Militar.
O que aconteceu:
Análise do Gate mostrou que simulacro de bomba não era real. A informação foi dada pelo capitão Leonardo Simões, porta-voz da PMESP, à GloboNews.
Principal hipótese da polícia é de que o caminhoneiro foi vítima de um crime. O fato de que as mãos do homem estavam amarradas e que o vidro do caminhão estava trincado foram apontados como sinais de que a versão dada pelo homem à polícia é verdadeira. Uma das hipóteses iniciais do crime era de que o homem estivesse “em surto”.
Bloqueio começou no sentido Presidente Dutra da via pouco às 5h25. O motorista contou à concessionária SPMar que foi sequestrado por três homens para um roubo de carga e obrigado a atravessar o veículo na pista.
Pista ficou fechada nos dois sentidos por uma hora para atuação do Grupo de Ações Táticas Especiais, que retirou o motorista e a suposta bomba do caminhão. Com traje especial antibombas, um policial do Gate resgatou o caminhoneiro às 9h20. O artefato foi retirado às 10h e, depois disso, a carreta passou a ser manejada na via.
Sentido Presidente Dutra foi totalmente liberado às 10h15, após quase cinco horas de bloqueio parcial. Segundo a SPMar, o congestionamento dos dois lados somou quase 30 quilômetros.
Homem desmaiou após ser resgatado e foi colocado em uma ambulância para o Hospital Geral de Itapecerica da Serra. Ele foi colocado em uma maca pelos policiais com ajuda de funcionários da concessionária. O estado de saúde dele não foi divulgado até o momento.
Suposta bomba colocada ao lado do homem tinha formato de cilindro, estava enrolada em papel alumínio e em cima de um galão. Uma imagem à qual o UOL teve acesso mostra que ao menos três volumes diferentes estão presos ao galão na cabine do caminhão. Um fio liga o artefato caseiro ao motorista.
O que se sabe sobre o caso até o momento:
Veículo começou a bloquear a via no sentido Dutra da pista desde pouco antes das 5h30. Neste horário aconteceu o primeiro acionamento à Polícia Militar, que foi informada de que o motorista estava com “falas desconexas”.
O caminhoneiro foi amarrado e uma bomba caseira foi colocada ao lado dele, informou a administradora da via. A concessionária informou que aguardava o que chegou na via de helicóptero por volta das 8h20.
Ele estava sozinho na cabine do veículo quando as equipes policiais chegaram ao local. Imagens aéreas divulgadas pela TV Globo mostram que o caminhão tem marcas, aparentemente de tiros, no para-brisa.
Caminhão tinha saído do Acre, já estava sem carga e seguia com destino a São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O UOL buscou a empresa responsável pelo caminhão e aguarda retorno sobre o assunto.
Fonte: UOL















