O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias após decisão da Justiça Federal, nesta quinta-feira (6). A medida faz parte da segunda fase da Operação “Copia e Cola”, conduzida pela Polícia Federal, que investiga irregularidades em contratos da área da Saúde.
Durante a ação, duas pessoas foram presas.
Com o afastamento de Manga, o vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assumirá interinamente o comando da Prefeitura.
A decisão caiu como uma bomba na política regional e movimentou os bastidores em Brasília, onde Manga cumpre agenda oficial nesta semana.
Pouco depois da divulgação da decisão, o prefeito afastado publicou um vídeo em suas redes sociais confirmando o afastamento e se defendendo:
“Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. Eu aqui em Brasília, ontem fui em frente ao Palácio da Justiça, falei que tem que colocar o Exército na rua… O que a gente ouve de bastidores é que estão tentando tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles. Gente, não deu outra”, afirmou Rodrigo Manga.
ENTENDA A OPERAÇÃO
A Operação Copia e Cola apura supostas fraudes e irregularidades em contratos da Saúde de Sorocaba, com possíveis sobrepreços e direcionamento de licitações.
Essa é a segunda fase da operação, deflagrada pela Polícia Federal com apoio do Ministério Público.
Fonte: SP Notícias















